terça-feira, 19 de abril de 2016

O QUE PODEMOS FAZER NA SUA ESCOLA?

Estamos com um projeto itinerante de rodas de conversas nas escolas sobre como lidar com a diversidade étnico-racial.


Tem interesse??

Veja como estamos estruturando as visitas:

A oficina extra-muro contempla a amplitude do tema alargando as margens sociais, culturais, políticas, estéticas e geográficas em torno dos cabelos afros e seu debate. Esse alargamento se faz por meio de dinâmicas com comunidades escolares periféricas, preferencialmente com o público adolescente, onde o peso dos padrões impostos recaem com maior ênfase. O principal objetivo é dialogar para além da Universidade de Brasília e buscar elementos para a construção do processo de construção do plano expositivo. Por isso, as dinâmicas serão realizadas pelo menos um mês antes da abertura da exposição.
  • Detalhamento da dinâmica “Reconhecendo Multiplicidades”:
  • Público alvo: adolescentes do ensino médio de escolas públicas do DF negros e não-negros.
  • Duração: 50 minutos
  • Objetivos: fundamentando-se nas premissas de que práticas educativas que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais discriminatórias incorrendo, na maioria das vezes no erro da homogeneização em detrimento do reconhecimento das diferençaselaboramos uma dinâmica onde o principal objetivo é reconhecer as diferenças para então propor um discurso sobre ações que fortaleçam identidades étnicas e, consequentemente, combatêm o racismo e as discriminações.
  • Metodologia - Será pedido aos adolescentes que se apresentem. Em seguida que junto ao nome, exponham a raça à qual julgam pertencer e qual a textura do seu cabelo. Em seguida, será proposto que cada um fale acerca das sua impressões sobre diversos tipos de cabelos, as dificuldades de aceitação e as relações pessoais estabelecidas com o próprio cabelo. A dinâmica será guiada de tal maneira que as diversidades saiam fortalecidas. Por fim, cada um receberá um Zine com desenhos e textos que reforcem a mensagem do fortalecimento de direitos.
Toda a dinâmica será registrada em vídeo e por fim, será solicitados que os alunos avaliem nossa ação.
Material necessário - câmera de celular, zines impressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário